FISIOTERAPIA INTEGRADA

facebook
A Fisioterapia Integrada é uma prática multi-abordagens, e isso significa que, para cada caso, cada cliente, cada necessidade observada, haverá sempre uma forma de trabalhar mais produtiva. Abaixo estão informações sobre algumas delas, entre as mais praticadas atualmente, a saber: hidroterapia, pilates, musculação, quiropraxia e também produção de palmilhas posturais.

 

QUIROPRAXIA

Trata da saúde da coluna vertebral corrigindo as disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético.

A  aplicação do conhecimento das diversas terapias manuais, bem combinadas e dosadas, proporciona o alívio das dores agudas e crônicas, através  do relaxamento muscular, com a manipulação dos pontos ‘gatilhos’ e da coluna vertebral.

PILATES

pilates

O Pilates tem como principais objetivos a força, a flexibilidade e a boa postura.

Utiliza exercícios variados no solo, com bolas e/ou  aparelhos que proporcionam também melhor percepção corporal, equilíbrio, bem-estar, disposição e  autoconfiança.

MUSCULAÇÃO PREVENTIVA E TERAPÊUTICA

Nosso trabalho inclui atendimento domiciliar, individual ou em grupo.
A musculação trata do treinamento com pesos, chamados exercícios resistidos. Tais exercícios são os mais eficientes para aumentar a massa muscular e óssea. É um treinamento seguro, pois é possível controlar  as cargas, amplitudes, velocidade, grau de esforço, posição do corpo, duração e frequência. Com  as devidas adaptações a musculação pode ser realizada por diferentes grupos, desde adolescentes aos indivíduos fragilizados, além das pessoas que precisam  de cuidados especiais, como: cardiopatas, diabéticos, hipertensos, portadores de deficiência física e indivíduos que estão em fase de recuperação de lesões ou em quadro pós-operatório, liberados pelo médico para fortalecimento muscular.

MUSCULAÇÃO PARA IDOSOS

Exercícios resistidos destacam-se na reabilitação geriátrica. São recomendados como propostas terapêuticas e profiláticas para a OSTEOPOROSE  e nas  diversas disfunções neuro-músculo-esqueléticas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), a cidade de Extrema, por exemplo, possui cerca de 5.300 moradores com mais de 60 anos, o que representa em torno de 18% do total da população. Esses números ilustram a questão envelhecimento da população.

HIDROTERAPIA

É a técnica que usa a água aquecida na prevenção e tratamento de doenças. hidro Pelas suas propriedades físicas, a água permite que o indivíduo vivencie novas experiências corporais pelo empuxo (redução da gravidade), aquecimento e outros. É bem indicada para portadores de lesões musculares ou articulares, problemas ortopédicos, neurológicos, respiratórios e psicológicos.

HIDROBABY (Tia Alê)

Promove a ambientação aquática e estimulação psicomotora, contribuindo para o crescimento saudável e equilibrado do seu bebê. Através de atividades lúdicas e educativas, com musicalidade e diversão, as crianças  brincam, exploram  e adquirem novas percepções corporais, desenvolvendo ainda habilidades para natação. Além disso, fortalecem o vínculo afetivo com os pais e estimulam o convívio social.

PALMILHAS POSTURAIS – PODOPOSTUROLOGIA

palmilha

As palmilhas posturais são desenvolvidas de acordo com um estudo denominado podoposturologia, que  tem como principal objetivo a prevenção e o tratamento dos transtornos da postura e do equilíbrio, sempre abordando o indivíduo como um todo e orientando o corpo para seu centro gravitacional correto.

A técnica foi desenvolvida primeiramente na França e se difundiu por outros países.

Atualmente atende, em quase todo o mundo, pacientes que necessitam de reequilíbrio postural .