PALMILHAS POSTURAIS

PARA QUE SERVEM?

Palmilhas posturais são essenciais para proporcionar alinhamento biomecânico e ativar funções musculares relacionadas a uma pisada adequada, distribuindo assim corretamente o peso corporal por toda a região plantar. Os pés são tensionados quase o tempo todo pelo peso do corpo ou pelo impacto da pisada. Palmilhas personalizadas minimizam os efeitos dessa tensão e seus elementos proprioceptivos estimulam a musculatura dos pés, fornecendo informação ao sistema nervoso central. Em resposta, o corpo se reequilibra e corrige as assimetrias.

A quem se indica?

Crianças, idosos, sedentários, adultos e atletas são beneficiados pelo tratamento com as palmilhas posturais.
Elas são indicadas especialmente para pessoas que convivem com dores relacionadas ao sistema musculoesquelético ou:

– apresentam problemas de desigualdade de membros inferiores;
– querem tratar de algum desvio postural ou prevenir incômodos;
– praticam atividades físicas e/ou esportivas;
– têm atividade profissional que exigem postura “de pé” por muito horas.

Crianças

Os pequenos, se necessário, podem utilizar palmilhas proprioceptivas desde as primeiras pisadas. Agende uma consulta a respeito.

Pessoas que têm frequentes dores de cabeça

Palmilhas personalizadas podem, em muitos casos, ajudar no tratamento de dores de cabeça, o que será verificado no momento da avaliação postural.

AVALIAÇÃO PODOPOSTURAL E PODOSCÓPIO

A avaliação podopostural é o primeiro passo antes do processo de produção. O cliente é submetido a uma avaliação minuciosa, com testes e medições, onde serão estudadas a pisada e a postura, observando se há discrepância entre os membros inferiores.
Neste momento, um equipamento básico é o PODOSCÓPIO, com auxílio do qual se evidenciam as pressões e forças desenvolvidas na região plantar dos pés.

COMO ESSAS PALMILHAS SÃO PRODUZIDAS?

Após cuidadosa avaliação, são feitos moldes dos pés para elaboração de desenhos, com todos os elementos necessários e são verificadas e identificadas as características anatômicas de cada pé.
Seu material, importado, é o EVA (etil-vinil-acetato) especial para proporcionar conforto e durabilidade.
Nossas palmilhas são produzidas manualmente, em oficina especializada, pela fisioterapeuta Alessandra Jatobá.

COMO E EM QUE TIPO DE CALÇADO UTILIZAR AS PALMILHAS?

As palmilhas posturais devem ser usadas nos calçados normais do cotidiano. Graças a seu material especial, são delgadas (“slim”) e se acomodam em todos os tipos de calçados tais como tênis, botas, mocassim, sapatilhas e sandálias. Também podem ser produzidas para havaianas.

ACOMPANHAMENTO

Após a entrega das palmilhas, o paciente recebe acompanhamento periódico para verificar resultados e avanços no tratamento.